sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Deu frango

Jantar Penoso de Jamie

Nessa manhã estava eu, asssistindo tv e uns dos meus favoritos em gastronomia é o programa do Jamie.. Me chamou atenção para o assunto;
"denunciar o cruel abate de frangos". Quais as razões da carne de frango ser tão mais barata do que as outras? Há cinqüenta anos, carne de galinha era um prato especial que os ingleses mais ricos conseguiam comer uma vez por semana. Hoje, graças aos modernos métodos de criação de frangos, se tornou uma opção barata para todos.

Nesse novo e revelador programa, Jamie é o anfitrião de um jantar de gala onde demonstra a realidade cruel em que vivem e como são abatidos os frangos criados especialmente para serem vendidos. Depois de atacar o problema da comida das cantinas escolares, Jamie se volta para o abate de frangos e levanta questões difíceis sobre o bem estar do animal.

Com a ajuda de granjeiros e especialistas, Jamie convida consumidores, produtores e distribuidores para discutir como frangos e ovos são produzidos na Grã-Bretanha e levantar quais são as mudanças necessárias neste processo. Ao vivo, em frente a seus convidados, ele mostra filmes e entrevistas e faz demonstrações para enfatizar aspectos da produção de ovos e galinhas. Jamie revela a diferença nas condições de vida dos frangos jovens de granja, dos frangos caipiras, etc.























A questão é a desvalorização do frango, e como tudo tem uma consequência, é muito mais fácil culpar os produtores e criadores, mas o problema vai mais além, sim, tudo que é mais barato vende mais, e com isso ganha-se mais. Fato. Só que suas consequências estão escondidas, ninguém liga para o problema até passar por ele. Não estou dizendo que só sendo um frango para saber.. Mas a questão é, você é, o que você come. O preço do frango está implícito aos maus tratos, as condições precárias, ao descaso que os produtores fazem. Mas a culpa é deles? não meu caro, como eu disse é mais fácil dizer que sim e pronto. A medida que o mercado compra é = ao nº de consumidores, e consequentemente a desvalorização. É um ciclo.
Voltando a questão que você escolhe o que consome, não é mesmo? Ninguém vai te obrigar a comprar o frango industrial, ou o ovo...
Atualmente o mercado de produtos orgânicos vem crescendo muito..

" Nas últimas décadas, temos visto uma evolução significativa de modelos de produção agropecuária e de alimentos que atendem a requisitos específicos e diferenciados dos modelos convencionais, como por exemplo, a Agricultura Orgânica. No Brasil, pela definição da Instrução Normativa nº 7 do Ministério da Agricultura, de 17 de maio de 1999, todos os movimentos de agricultura alternativa, abrangendo: Natural, Biodinâmica, Ecológica, Sustentável, Regenerativa, Biológica, Agroecológica e Permacultura foram nomeados simplesmente como Agricultura Orgânica".
" Estudos têm relacionado a ocorrência de bactérias resistentes a antibióticos e quimioterápicos em animais, alimentos e seres humanos, com o uso das mesmas substâncias ou grupos semelhantes na produção animal, como promotores de crescimento antimicrobianos ou quimioterápicos (DANMAP 2001). Neste aspecto, a produção de aves e suínos sem dúvida destaca-se na grande utilização dos promotores artificiais de crescimento que, na sua maioria, nada mais são do que antibióticos, adicionados à ração desses animais, durante praticamente todo o ciclo produtivo".

Os OGM (organismos geneticamente modificados) aumentam substancialmente a preocupação com a segurança dos alimentos e, com certeza, não ocorrerá tão cedo um esclarecimento definitivo sobre essa questão.



Vamos ser mais éticos nessa questão e saber o que estamos levando para dentro de casa, lembrando que o barato sai caro. Você pode nem se importar com isso ou achar até mesmo uma inutilidade. Pois eu não, eu me importo!




Nenhum comentário: